Pular para o conteúdo

Reservas Extrativistas: O legado de Chico Mendes

2019, Natureza

45 min

2,00

Avaliação: 2,00/5 de 1 votos.
Loading...

O filme “Reservas Extrativistas: O Legado de Chico Mendes”, de Roberto Herrera, mostra o dia-a-dia de duas famílias de seringueiros no Acre.

No mês de dezembro de 2018 o assassinato de Chico Mendes completou 30 anos. Um dos maiores legados da luta de Chico foi a consolidação das reservas extrativistas. Desde então, foram criadas no Brasil mais de 60 reservas, onde vivem aproximadamente 500 mil pessoas.

O sucesso das reservas extrativistas, um conceito de ocupação territorial que só existe no Brasil, se deve ao fato de unir preservação ambiental e economia sustentável. E segurança social, pela garantia do uso da terra. No entanto, passados esses trinta anos, as reservas extrativistas vivem o desafio de conter a pressão da pecuária em seu território, e maneiras mais justas de remuneração aos serviços ambientais prestado pelas famílias que ali vivem.

Durante o evento Chico Mendes 30 anos, realizado na cidade natal de Chico, Xapuri, Acre, o Jornal do Brasil visitou duas famílias que vivem dentro da reserva. O objetivo é mostrar o seu cotidiano, e os desafios que enfrentam em sua sobrevivência.

Imagem e Edição: Roberto Herrera
Produção: JORNAL DO BRASIL

Compartilhe este documentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.